segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

OPINIÃO-Versão do Paralamas para "El amor despues del amor"

Sempre é complicado se fazer a transcrição de uma canção castelhana para o velho "portuga", primeiro se perde o sentido de algumas palavras e frases que tem suas peculiaridades em sua língua local. Segundo as vezes inclusive se modifica elementos da própria letra ao ser feita essa passagem,como notam minha imparcialidade se da antes da própria analise da canção em si.

Paralamas do Sucesso tem um talento inconfundível, é um histórico no rock nacional incontestável, no sentido de importância. Mas a analise não é essa, e sim, simplesmente a versão da musica "El Amor despues del amor".

Particularmente, essa não é minha musica preferida de Fito Paez, com certeza não esta entre as minhas 10 nem entre as 20 mais, desse consagrado artista, mas tem uma inegável contribuição para sua carreira, se tornando para muitos um dos Hits do anos 90.

Quem no Brasil tem mais moral para gravar Fito Paez do que o Paralamas? quem sabe ninguém. Falo isso pela sabida ligação entre ambos, Fito e Paralamas. A versão do Paralamas não ficou ruim, mas esta longe de um 10, quem sabe ficaria melhor na linguagem original, em sua língua mãe.(mais uma vez meu preconceito inicial, se torna visível)

O arranjo ficou estranho tem alguns elementos eletronicos no inicio e durante a canção no mínimo esquisitos, a bateria mantém o ritmo do inicio ao fim. dando pausas em alguns pontos para um dedilhado de violão solo ate que interessante, faltou quem sabe alguma sofisticação, quem sabe alguma surpresa, quem sabe um arranjo mais elaborado, ou quem sabe não sermos fãs o suficiente para acharmos que faltou objetivamente Fito Paez nela.
Cristian Ribeiro

Escute clicando aqui todas as músicas do novo álbum do Paralamas do Sucesso, incluindo "El amor despues del amor" e deixe seu comentário/opinião.

2 comentários:

  1. oi! achei o blog na comunidade do Fito, da qual fiz parte por um bom tempo :)

    ouvi a versão dos Paralamas agora e, sinceramente, não me agradou muito. é difícil explicar, mas não tem toda a intensidade da versão original.

    com Trac(k) Trac(k), já é diferente... são arranjos bem diferentes e sou fã das 2 músicas (ou da música com 2 versões? heheh)

    blog bacana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andi, agradecemos sua participaçao no blog, continue visitando e comentando.

    Gracias

    ResponderExcluir